terça-feira, 2 de outubro de 2012

De Marília Para Rebeca

A melhor amiga. Todo mundo tem e sabe que a vida fica mais leve por causa dela. Ela é aquela pessoa que encontrou mais fácil que os outros a porta dos nossos afetos, não se acanhou e foi logo entrando. Não que o amor possa ser categorizado, mas no Livro do Amor, “amor de amiga” é um capítulo que fala de um sentimento desinteressado. Melhor amiga é uma espécie de alma gêmea, ela nos entende como mais ninguém. Elas sabem direitinho do que estamos falando quando contamos sobre uma cólica terrível, ou uma vitrine imperdível, quando falamos das nossas dores e dos nossos amores. Nos olhos da nossa best friend a gente se vê com mais frescor, se vê um pouco mais menina. Amor de amiga é um gostar com ares de boas-vindas.

Melhor amiga pode ser a mãe, a irmã ou aquela querida que esbarrou na nossa vida. O fato é que só pra ela a gente empresta aquela bolsa linda e a nossa confiança absoluta. Pra melhor amiga emprestamos nossos livros, nossos discos, e em caso de urgência, emprestamos até a escova de dentes. A gente só não empresta o namorado porque namorado não se empresta. Mas pai, mãe, vó, papagaio e piriquito, tá tudo liberado e vira uma grande família. Melhor amiga, ás vezes, é até mais que família. Com ela serão divididas todas as alegrias, alegria que só será completa mesmo com ela por perto.

Melhor amiga mesmo a gente só tem uma. Não é afeto de menos à todas as outras amigas, é afeto à mais por essa pessoa em especial. Porque é só pra ela que a gente liga quando o corte de cabelo ficou estanho, quando passou por aquele desengano, ou quando parece que o mundo caiu. Pra melhor amiga dá pra abrir a porta de casa à qualquer hora, mesmo que a casa esteja um caos e a gente, um trapo. Será ela quem vai fazer um chá milagroso, quem vai abrir as janelas, beijar sua dor e mandar você respirar. É nos seus braços que a gente vai desabar. A melhor amiga vai estar do seu lado no hospital, no velório, e se bobear, vai junto até pro sanatório caso dê tudo errado e só nos reste pirar. Afinal, quem é que vai entender as tiradas, comentar a novela e ouvir pela milésima vez as ladainhas dos amores perdidos por ela? Você, claro!

Se você resolver fazer algo de acerto duvidoso, ela vai falar: _ garota, tu não vai fazer isso, vai? – mesmo sabendo que você vai fazer e será ela quem estará la, no portão dos maus ocorridos para, não sem antes dizer: _ eu não te disse?- te abraçar, e vai ser pra ela que tudo você vai contar. Sem reservas. Tudo que a gente não comunica ao mundo porque muitas vezes o mundo é um lugar hostil e deseducado, que vira um bom lugar porque ela nos ajuda a limpar as nossas vidraças, metafóricas e até as literais. Porque melhor amiga é esforço duplo, é a gente em dobro, é cumplicidade. Se a felicidade é feita de simplicidades, melhor amiga é uma das coisas mais simples do mundo. E de maior valor agregado. Com ela a gente faz terapia, tem consultório sentimental, consultoria de moda, troca receitas, risadas e os afetos de melhor qualidade.

Nossa melhor amiga não vai nos julgar. Ela vai entender nossas razões mesmo quando a razão não estiver exatamente por perto. Porque melhor amiga tem orgulho da amiga, independentemente. Ela vai proteger, defender, compreender e até se comprometer por você. Instituição de reciprocidade, a melhor amiga é a irmã que a gente foi lá na vida e escolheu. Acolheu. É a flor que a gente colheu pra alegrar nossas alamedas existenciais. À melhor amiga cabe um agradecimento maior, cabe o reconhecimento de que se há perfume de amizade no ar, a culpa é toda dela, que além de ser linda como uma flor, tem esse perfume de amor.